sexta-feira, 3 de agosto de 2012

Lixo eletrônico : saiba onde depositar corretamente

Você não sabe o que fazer com o lixo eletrônico. A partir deste mês de outubro o Grupo Pão de Açúcar em parceria com a Associação Brasileira das Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (ABRELPE) vão implantar pontos permanentes e ações itinerantes de logística reversa de resíduos de equipamentos eletroeletrônicos. Os pontos fixos serão nas lojas Extra Anhanguera, Itaim, Morumbi e Anchieta, em São Paulo.
A ação também contemplará a instalação, até 2014, de pontos de coleta de e-lixo, nas lojas localizadas nas cidades-sede da Copa do Mundo, período que deverá registrar aumento da demanda por substituição de aparelhos de TV, DVD’s, rádios e outros equipamentos eletrônicos. A estimativa é disponibilizar mais de 20 pontos fixos e realizar mensalmente diversas ações itinerantes em todo o país até o ano do evento esportivo.
Inicialmente, além dos quatro pontos implantados, o cronograma estabelecido para o mês de outubro compreenderá a implantação de outros pontos permanentes fora da capital e a realização de ações itinerantes nas cidades de São Paulo. Posteriormente, serão estabelecidos outros cronogramas para a instalação de novos pontos fixos e móveis em outras regiões da cidade e do País.
A iniciativa contemplará a logística reversa dos resíduos de equipamentos eletroeletrônicos, incluindo televisores, videocassetes, dvd’s, computadores, celulares, impressoras, câmeras digitais, mp3 players, dentre outros. “Estamos preparados para recolher e dar destino adequado para todos os equipamentos eletroeletrônicos entregues pelos cidadãos”, ressalta o diretor executivo da ABRELPE, que até agora, nas várias ações pontuais realizadas pela entidade, já recolheu mais de 40 toneladas de resíduo eletrônico, que, ao serem encaminhadas para processos licenciados de desmontagem e posteriormente recicladas, deixaram de causar impactos no meio ambiente.
“Trata-se da primeira parceria com uma grande rede do varejo, que demonstra o comprometimento do Grupo Pão de Açúcar com as questões ambientais, e que se torna essencial para dar continuidade ao avanço na gestão de resíduos sólidos e certamente será um modelo a ser copiado”, observa Carlos Silva Filho, diretor executivo da ABRELPE. A entidade recentemente assinou outros dois acordos de cooperação, um com a Secretaria do Meio Ambiente do Estado de São Paulo, com foco no desenvolvimento de uma cooperação técnica para a implementação de ações e práticas direcionadas a promover melhorias do setor no Estado, e outro com a Prefeitura Municipal de São Paulo, para implantação de logística reversa de e-lixo.
Para o Grupo Pão de Açúcar, a novidade faz parte do compromisso  de ampliar o engajamento dos clientes  para o consumo  consciente. “Milhões de pessoas passam todos os anos pelas nossas lojas e buscam alternativas para viabilizarem suas práticas de consumo consciente. Colocamos nossas unidades a esse serviço com várias iniciativas”. O  Grupo trabalha em muitos projetos com o conceito de responsabilidade compartilhada, “são com parcerias como essa que atingimos a cadeia completa, o que faz com que todos (indústria, varejo e consumidor) ajudem na construção de um mundo melhor.”, avalia a gerente se sustentabilidade do Grupo, Ligia Korkes.
Há dez anos investindo em projetos de reciclagem, as iniciativas do Grupo Pão de Açúcar são referência no tema de sustentabilidade no Brasil. Presentes nas lojas do Pão de Açúcar e Extra desde 2001, as Estações de Reciclagem compõem um modelo pioneiro que gera benefícios ambientais, sociais e relacionamento com clientes. Além dessa iniciativa, o Grupo também promove a arrecadação de pilhas e baterias, celulares e assessórios. Em novembro de 2010 lançou, em parceria com a Eurofarma, o projeto pioneiro de arrecadação e destinação correta de medicamentos vencidos ou fora de uso nas drogarias do Extra e do Pão de Açúcar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário