sexta-feira, 22 de junho de 2012


Windows ou Linux? Eis a questão...


1- Por que meu computador novo veio com Linux?

Além de incentivos do Governo, muitas empresas que comercializam computadores, viram que com o Linux, o usuário pode ter um Sistema Operacional original e sem gerar custos para o cliente final.

Sendo assim, fecham parcerias com empresas de software, como a Canonical, que é a responsável pela Distribuição Linux Ubuntu, para produzir seus computadores com a distribuição Linux já pré-instalada, ou até mesmo, já produzem suas próprias distribuições.

2- Mas também, posso comprar meu computador novo com uma versão do Windows original e pré-instalada, certo?

Sim, porém é uma versão do Windows com muitas limitações, como por exemplo, limite de abertura de janelas (5), não poder ingressar seu computador em uma rede com domínio. E até mesmo, por causa da licença, não poder utilizá-lo em ambientes corporativos.

3- Tudo bem, mas eu já estou tão acostumado com o Windows... será que não vou ficar perdido no Linux?

Tudo na vida é um aprendizado, você não nasce sabendo de tudo, aprendemos a andar, falar, escrever, etc. Na Informática em geral, também necessitamos de aprendizados, vamos a alguns exemplos:

Quando você utilizava o Windows 98-SE, as 'coisas' eram de um jeito. No Windows XP, já mudou algumas coisas, no Windows Vista, teve uma mudança radical, e no Windows 7, nem se fala... Então, de certa forma, você aprendeu novas coisas e se adaptou a ela.

No Linux é a mesma coisa, porém (para o usuário doméstico), o Linux basicamente não mudou (em termos de botões, como fazer as coisas, etc), mas mudou para melhor, em segurança estabilidade. E continua mudando (e crescendo), a cada dia.

4- E se, no mesmo computador, eu quiser utilizar o Windows e Linux? Eu posso?
Sim, pode. Você pode instalar o Windows e depois Instalar o Linux normalmente. Basta que, na hora em que você ligar o seu computador, seja escolhido o Sistema Operacional neste caso, Windows ou Linux.

Temos ainda outra forma de testar:

Baixando um arquivo ".iso" (totalmente gratuito), e gravando-o em um CD-R/DVD-R ou Pendrive, e realizando o Boot pelo mesmo. Assim, você poderá testar uma distribuição Linux sem alterar em nada no seu HD, ou seja, onde estão salvos seus arquivos e dados.

Se você quiser testar um agora, basta ir até os sites:

Nenhum comentário:

Postar um comentário